Mas o que é que eu estou a fazer aqui?

Na segunda-feira esta pergunta não me saiu da cabeça. Sobretudo à noite, depois da Aissatu me ter levado a jantar ao centro de Bissau e percorrido com o seu jipe estradas ao nível dos trilhos pedestres de alta dificuldade da Serra da Arrábida. Com a pobreza para a qual a palavra extrema é elogio já contava, mas a sensação de não ter Norte, de não saber onde no meio de tantas barracas ambulantes e edifícios devolutos posso comprar pão e água é impossível de decrever.

Mas isso foi há dois dias e o que vim mesmo contar é o motivo que me trouxe a Bissau. Acho que só estou aqui porque consigo ser mesmo muuuuuuito chata. Um amigo, farto de me ouvir queixar do trabalho, enviou-me um anúncio que pedia um consultor de comunicação para um projecto de água e saneamento em zonas rurais da Guiné- Bissau.

Estive quase a passar. “Não tenho experiência em acção social, nunca estive em África, não me vão escolher”. “Sofia, boas energias atraem coisas boas, vais tentar sim”, dizia-me o Daniel. Na verdade, o que ele queria mesmo dizer era: “Ai tentas, tentas, porque se eles não te escolhem quem te vai depositar a Bissau sou eu que já não te posso ouvir queixar mais”.

E assim foi. Num fim-de-semana, aprendi o que deve ter um plano de comunicação e montei uma proposta para uma realidade da qual só tinha ouvido falar em documentários. A partir de um certo momento, comecei a achar que talvez até fosse possível. Li, reli, conversei, pedi ajuda e exigi conselhos aos que me rodeavam (obrigada Soraya, Gruba, Gustavo, Eva, Joana e Sérgio, sei que já não me podiam ouvir falar do assunto) e lá enviei uma candidatura toda catita.

Passada uma semana, o telefone toca com um número estranho do outro lado. “Olá Sofia, estou a ligar-lhe da SNV Guiné-Bissau. Gostámos muito do seu currículo, diria mesmo que a sua experiência é perfeita para o cargo, mas… Nunca esteve em África! Falamos de um país no meio de um golpe de estado, onde não há água nem luz 24 horas por dia e onde poderá passar por situações mesmo muito complicadas. Imagina-se nesta realidade?”

Fiquei completamente em êxtase, estava tão contente e anestesiada que acho que a Maria me podia ter dito que à minha espera em Bissau tinha tropas armadas para me bombardearem e mesmo assim teria dito o que disse: “Sim, tenho noção, mas acho que estou preparada e gostava muito de ter essa oportunidade”.

Para os muitos que perguntaram o que vim eu fazer para o “fim do mundo”: Estou em Bissau para dar visibilidade ao projecto mais útil e bonito e com sentido em que já tive oportunidade de trabalhar. Se tudo correr bem, em 2015, 25% da população rural da Guiné-Bissau vai ter acesso a saneamento básico e 50% a água potável (actualmente apenas 5% utiliza latrinas e 40% bebe água potável – entenda-se por potável uma água cuja qualidade nunca foi testada).

6 thoughts on “Mas o que é que eu estou a fazer aqui?

  1. Grande, Sofia! Agora a África vai conhecer “A Voz”! :)
    Sucesso aí, aprenda, ensine, compartilhe experiências, se divirta, se emocione, trabalhe, dance, cozinhe, lave louça, ande de táxi, coma comidas “exóticas”, converse, não fale muito, escreva muito, viva muito!
    Qualquer coisa, dá um pulo aqui no outro lado do Oceano que a bagunça é parecida. Beijão!

    • Ente3o boa viagem e boas exrpeieancias por le1! Tambe9m sou dos que vou vir aqui de vez em quando para espreitar as prometidas fotos. E se he1 he1 que esperar por Setembro, que seja! As tuas fotos e desenhos, cedo ou tarde, valem a pena e a espera. Quanto e0 vacina… acho que a tua suspeita pode ter concretizae7e3o na realidade. Portugal e9 um paeds em construe7e3o, mas muito desigual ainda. Numas coisas somos muito pre1 frente, mas noutras somos ate9 superados pelos, assim chamados, paedses do Terceiro Mundo. Espero que possas resolver essa queste3o.Boa viagem e bom regresso!

Deixe uma Resposta

