Vai um tour por Bissau?

Em Bissau anda-se de táxi como se bebe água, é basicamente o único transporte que funciona e raras são as pessoas que têm carro. São todos Mercedes azuis e brancos da década de 80 (70?, tenho dúvidas…), completamente escavacados, que enfrentam poças, buracos e pedras grandes, muito grandes – valentes detentores de uma invejável experiência rodoviária que deixaria corado qualquer carro todo-o-terreno da Europa. Os táxis são todos partilhados, antes de entrar a pessoa diz para onde quer ir e o motorista pode recusar-se: ou porque o destino fica completamente fora de mão ou não tem nada a ver com o dos restantes passageiros.

E digo-vos, mais facilmente um motorista lisboeta vos passa a perna do que um guineense. Não há cá taxímetros e todas as viagens têm um preço fixo. A primeira vez que andei de táxi, perguntei quanto era no final da viagem e vi uns olhos negros de espanto que me fixaram: “Quanto é senhora, não sabe quanto é?”. “Eu não, pode dizer-me?” “Ah senhora, eu não pode crer, vou explicar: Quer ir dentro da cidade são 250 francos [cerca de 40 cêntimos], ao aeroporto é mais caro, 400 francos. Se viajar com amigo, tem desconto, paga menos 50 francos”.

Deixo-vos um vídeo que gravei durante uma viagem – que mais tarde vim a saber ser para percorrer cerca de 600 metros, não há meio de me orientar nesta terra. O táxi que vêem na imagem é de luxo, tem rádio (atentem ao que diz a rádio pela vossa saudinha!) e puxadores para abrir as portas, infelizmente viajei todo o percurso sem companhia.

One thought on “Vai um tour por Bissau?

  1. “Tem Mão de vaca, costeleta, carne de cabra…” Impressão minha ou os taxistas aí são mais calados do que os de cá?

Deixe uma Resposta

