Acabou-se o come e cala, “preton’ bau”!

Quando cheguei aqui sentia-me uma espécie exótica. As crianças, sobretudo no interior, fixavam os seus olhos grandes na minha direcção e ali ficavam estáticas, quase que hipnotizadas. A tia da minha amiga Aissatu chegou mesmo a perguntar se podia fazer-me festinhas no cabelo que, segundo ela, “é tão bonito e macio”.

Esta é a parte boa. A parte má é que também deixei de me chamar Sofia, na rua era a “psssssttt”, a “ó bonita”, a “luz”, a “branca” ou a “brancon` pelele”. A maioria das vezes “branca” ou “brancon’ pelele”.

O estatuto não só me tornava o centro das atenções como fazia com que me pedissem o dobro do dinheiro sempre que ia comprar alguma coisa. Mas na sexta-feira a minha companheira de casa ensinou-me a responder-lhes e a minha vida tornou-se bem mais divertida.

Ai eu sou branca, sou “brancon’ pelele”? Então vocês são “preton’ bau”. E aí vou eu rua fora “e tu? “Preton’ bau!”, “preton’ bau”, “preton’ bau”. Ora, se me podem chamar branca muito branca, eu também lhes posso chamar preto muito preto! Eles riem-se e eu também.

One thought on “Acabou-se o come e cala, “preton’ bau”!

Deixe uma Resposta

