Dicotomias

Falta um mês para ir a casa. Para voltar a ouvir as chaves do meu pai a cairem na gaveta e saber que o “Olá pequenina, tudo bem?” está quase a chegar. Para comer a comida da minha mãe e ser esborrachada pelos seus beijinhos e abraços. Para me irritar com as vozes do Goucha e da Cristina que embalam as nossas horas de almoço e voltar a perguntar “porque é que em vez desta porcaria não ouvimos rádio?” Para jantar com os meus amigos e dar gargalhadas que não precisam de contexto.

Meto-me nestas aventuras, mas sempre que passo aquela fita de tecido que me separa de Portugal no Aeroporto da Portela antes de me chamar Sofia, chamo-me Saudade. Não é que quisesse ficar, não neste Portugal, é mais uma grande vontade de em poucos segundos poder colocar uma dezena de pessoas na mala e trazê-las comigo sem que tenham tempo de reflectir sobre o assunto.

Saí de casa há um mês e já estou nisto. Penso como a minha amiga Inês que está em Macau e só vem a Portugal uma vez por ano é corajosa. Como adoro viajar, acumular experiências, não estar parada. Como caminho numa estrada sem amarras, com uma relativa realização profissional, mas sempre longe de quem gostaria de ter à distância de uma viagem de carro. E em como pesar a vida na balança tem tão pouco de matemático (mesmo que tivesse muito, estava lixada na mesma porque nem a tabuada sei).

Isto tudo para dizer que falta um mês para ir a casa e que acordei com a sensação do “ainda um mês”, mas depois cheguei ao trabalho, abri os jornais e encontrei esta notícia no Público “Para os portugueses, antes um Presidente jovem do que homossexual”. Porra, somos tão poucochinhos, tristes, pouco atentos ao que realmente importa. Ainda bem que só fico duas semanas.

Deixe uma Resposta

