O grilo do jornalismo


Já tinha escrito este trabalho há tanto tempo que nem me lembrava dele. Saiu na Notícias Magazine de dia 18 sem que tivesse dado conta. “Agradeço o envio até dia 14 de Dezembro de um recibo verde…”, dizia o email. Um grande glup! Isto do jornalismo é pior que bicho, é pior que praga, é um grilo falante que nunca dorme – só hiberna às vezes (poucas). Um grilo chato e persistente que parece ganhar força com emails como este que acordam reminiscências.

É que no fundo, no fundo – e não é que me esteja a queixar, estou bem obrigadinha -, aquilo que eu ainda quero mesmo ser é jornalista. Não dos que passam o dia com o rabo colado à cadeira e têm como melhor amigo um computador, dos que picam telexes como se não houvesse amanhã, dos que fazem entrevistas por telefone, em vez de sentirem o cheiro e o toque das pessoas, de as olharem olhos nos olhos (a Sónia Morais Santos fala disto 100 vezes melhor do que eu).

Nada contra, mas já tive a minha parte dessa experiência e para ser isso prefiro ser outra coisa qualquer. O que eu quero mesmo é passar a vida a falar com pessoas e a contar as  suas estórias. Poder ouvi-las, escrevê-las, lê-las e relê-las. Ah, e já agora, se não for pedir demais, ser paga por isso (repito paga, não explorada com o salário mínimo nacional que não foi para isso que andei a queimar miolos).

Sei que isto é tudo muito bonito e não passa de uma utopia da treta. Mas que eu saiba Vítor Gaspar ainda não conseguiu taxar os sonhos. E pronto, pode faltar-me o jeito, a oportunidade, o contexto. Posso nunca conseguir, mas pelo menos vocês ficam a saber que aquilo que eu quero mesmo fazer um dia é ouvir, escrever, ler e reler estórias.

Deixe uma Resposta

