Domingo de trabalho

Ontem à noite fui a primeira a abandonar o barco porque hoje era dia de levantar cedo e fazer uma longa viagem de trabalho. Levantei-me tão cansada que só me passaram pela cabeça várias desculpas para não ir (passam sempre nos dois minutos que seguem o toque do despertador). Mas depois, mal saio do portão, sou contaminada pelo sorriso do Domingos, o motorista da SNV que me esperava à porta de casa, e pelo “bonjour” do Oumar – um dos conselheiros do projecto que apadrinhou a difícil missão de me pôr a falar um francês fluente  – e percebo logo que o dia vai correr bem.

E correu. Conversei com a D. Henriqueta, pedagoga de formação, que deixou a Gâmbia para criar a Embobuéréré (“casa das mulheres” no dialecto flupe). Uma associação que defende os direitos das mulheres e vai às tabancas ensiná-las a cozinhar os alimentos disponíveis para evitar a má nutrição – a falta de comida não é um problema na Guiné, o grande problema é o desconhecimento de como a cozinhar, levando a dietas desequilibradas.

E com o Sr. Eugénio, que dedicou os últimos 20 anos da sua vida à Associação de Poceiros de São Domingos, a fazer poços e furos para que as pessoas possam ter água perto de casa e as mulheres não sejam obrigadas a caminhar quilómetros com baldes equilibrados na cabeça. E com um jornalista da rádio Sol Mansi que faz entrevistas em directo com um Nokia 3310.

Conversei, ri, perguntei, perguntei, perguntei. É definitivamente assim que me sinto como peixe na água. Insuflo, sinto que as perguntas me surgem em catadupa como se tivesse uma qualquer entidade divina dentro da cabeça a dar-me indicações. “Quando vi o seu currículo, disse logo que tinha de ser a Sofia. Não me enganei”, disse-me o Oumar. Caraças, ganhei o dia.

Domingos e OumarHenriquetaSr. Eugénio

Deixe uma Resposta

