Adeus Portugal, não sei quando volto…

Quatro pessoas daquelas que me são mesmo queridas disseram-me esta semana que conseguiram emprego fora e vão deixar Portugal. A elas somam-se outras tantas que já se fizeram à vida. Qualquer dia ir a casa vai significar exactamente o quê? Ver a família, que sabe sempre muito bem, mas e o resto?

Já tenho mais amigos espalhados pelo mundo do que no meu país. É cada vez menor o núcleo daqueles a “quem tenho e quero mesmo ver” quando vou a Lisboa, com quem danço até de manhã no Cais do Sodré ou passo a tarde numa esplanada do Chiado a falar de tudo e de nada. E há qualquer coisa de assustador nisto de nos arrancarem as raízes à força. E já agora, na falta de esperança generalizada de quem parte em um dia poder voltar também.

É que no fundo, no fundo, o que nós queríamos todos era continuar a passar as tardes de fim-de-semana a jogar às cartas e ao Trivial ou a fazer maratonas de cinema. O que nós queríamos todos era continuar à distância de um telefonema quando a angustia bate forte e o “preciso mesmo de falar com alguém amigo” se torna uma emergência inadiável. O que nós queríamos todos era poder continuar a ser os amigos que sempre fomos, a partilhar o dia-a-dia e ter dinheiro para conhecer a Europa, a Ásia, a América, a África ou a Oceânia uma ou duas vezes por ano, com estadias mais ou menos longas e um bilhete de volta no horizonte.

O que nós queríamos todos, não sei se é a maioria mas os meus amigos pelo menos,  era um dia ter filhos e poder vê-los a crescer perto dos nossos pais  ou a namorarem uns com os outros.

Merda para isto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s