Bambadinca sta claro

Bambadinca sta claro

Bambadinca é uma vila no interior da Guiné-Bissau onde a maioria da população não tem acesso a energia eléctrica. As opções que existem actualmente são muito caras, impossíveis de servir os locais. Resultado? Os hospitais e as escolas funcionam sem luz, os comerciantes fazem malabarismos com o dinheiro para conseguirem pagar a electricidade a que têm acesso apenas durante algumas horas por dia e as famílias gastam grande parte do seu orçamento em velas e pilhas para as lanternas.

O documentário que vêem abaixo conta isto tudo na primeira pessoa. As imagens foram recolhidas pelos “cineastas improvisados” de Bambadinca que depois de terem recebido uma formação de 15 dias da produtora Juycilime, meterem mãos às câmaras de filmar e foram saber o que poderá mudar na vila se esta passar a ter um sistema de electricidade acessível a todos (interessante notar como o testemunho das mulheres é muito mais pragmático do que o dos homens).

Bambadinca sta claro é um projecto bonito, promovido pela ONG portuguesa TESE-ESF, que até 2015 pretende implementar um serviço de energia eléctrica moderno, fiável e acessível a toda a população da vila.

Luz na Bambadinca gós  foi projectado quinta-feira à noite numa das ruas de Bambadinca e assistido por largas dezenas de pessoas (se calhar centenas) que de repente viram ali os seus problemas espelhados numa tela. A experiência foi tão boa que muita gente saiu dali com vontade de projectar cinema ao lar livre pelas tabancas da Guiné.

Se tiverem 15 minutos, vejam. Vale mesmo a pena.

TESE-ESF | Documentário “Luz na Bambadinca Aós” from JuicyLime on Vimeo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s