O barco da Páscoa ou como assistir a um freak show a custo zero

É tradição para os guineenses passar a Páscoa na ilha de Bubaque, a capital do Arquipélago dos Bijagós, onde se realiza um festival de música. Bissau vai em peso no Expresso que faz a travessia entre a capital e a ilha. E quando digo em peso é mesmo em peso, galinhas e porcos incluídos.

Quando chegou a minha vez de entrar, pensei ser impossível passar mais uma pessoa que fosse. Não se avistava um espaço livre e o barco pendia para o lado esquerdo como se quisesse afundar antes mesmo de partir. Tipo suicídio previdente. Mas entrei, claro. Eu e mais umas dezenas atrás de mim. O que se seguiu foi um espectáculo ao qual se deve assistir pelo menos uma vez na vida.

Uma festa que só. Das taças de alumínio começaram a saltar os pratos de galinha cafriela, o caldo de chabéu, os rissóis e o peixe seco. Enquanto  houve gasóleo no gerador, um DJ tratou de dar música ao pessoal que se abanava de tal maneira que achei mesmo ser desta que não me safava (deveria ser feito um estudo na Guiné sobre as coisas que têm tudo para correr mal e acabam bem). Toda a gente estava possuída por uma alegria contagiante e quando se pedia “com licença” às meninas, cujos tops reduzidos tinham entretanto descido e lhes deixado as mamocas ao léu, respondiam com um grande sorriso: “Com licença não, é mesmo para roçar. Roça, roça”. A mim, apalparam-me uma série de vezes para ver se o “material dos brancos era igual ao dos pretos”, justificaram-se elas perante o meu ar incrédulo.

Não me perguntem como aquela lata velha cheia de ferrugem chegou, mas chegou. Levámos nove horas a fazer um percurso que numa lancha não demora mais de duas. Experimentei todas as posições possíveis e imaginárias, acho que falhei o pino e pouco mais. Para o fim, já me apetecia chorar tal era o desespero de nunca mais pisar terra. Mas valeu. Só não penso é repetir que isto de meter a vida à prova não é decididamente para mim.

IMG_0961

IMG_0969

IMG_1003

IMG_1012

IMG_1010

IMG_1013 IMG_1009

IMG_1032

IMG_1008 IMG_1006

IMG_1022 IMG_1015

Deixe uma Resposta

